Atendimento

Telefones:11-2979-6465/2978-3340/3337-4363

e-mail: primastampa@terra.com.br

PORTFÓLIO

Veja aqui o trabalho da Prima Stampa

Impressos Comerciais e Promocionais. Clique abaixo e confira alguns de nossos trabalhos!

veja mais

Artigos

O que é Pré-Impressão?

pré-impressão é uma fase importantíssima no processo de produção gráfica e pode ser compreendida como todo o conjunto de procedimentos e cuidados a serem adotados depois de finalizada a arte a ser impressa e antes do processo de impressão propriamente dito, ou seja, a reprodução do grafismo em seu suporte final. Os processos de pré-impressão consistem, então, na preparação de um arquivo finalizado para a obtenção de uma matriz de impressão.

Durante muito tempo, quando a tecnologia ainda não apresentava tantas evoluções e o uso do computador ainda não era tão difundido, esses processos eram realizados pelo método que hoje chamamos de convencional ou mecânico. Mas como hoje em dia praticamente todos os trabalhos são finalizados por meio digital, iremos focar nossa abordagem nos processos eletrônicos de pré-impressão.

O cuidado na pré-impressão é fundamental. Da mesma forma que uma pré-impressão mal feita pode arruinar uma boa idéia, tranformando um bom arquivo num impresso medíocre ou até defeituoso, uma pré-impressão cuidadosa pode até corrigir eventuais falhas no arquivo original e proporcionar uma impressão de qualidade superior.

Um outro fator que torna imprescindível um cuidado especial nessa área é a sua característica de ser a transição entre dois processos, a “ponte” entre o processo de concepção e design e o processo de execução ou impressão. Muitas vezes, há uma confusão sobre quem deveria ser o responsável por cada etapa. É difícil precisar até que ponto o designer ou a agência pode adiantar o serviço para o fornecedor de serviços gráficos e a partir de que ponto essa “ajuda” é desnecessária ou até prejudicial, provocando retrabalho.

Não há mesmo uma regra definida. O ideal é que o designer ou a agência mantenha sempre um diálogo com o fornecedor de serviços gráficos e que ambos entrem num acordo sobre a melhor forma de se entregar o arquivo para impressão. Pelo mesmo motivo, é muito importante o acompanhamento de todo o processo por parte de um profissional específico – o produtor gráfico.

Outros artigos

O que é CTP?

CTP é um processo computadorizado de gravação das chapas usadas na impressão offset. A chapa é gravada através de laser, que é controlado por um computador, de forma similar às impressoras laser. Isto permite que a chapa seja gerada diretamente de um arquivo digital, sem a necessidade da produção de um fotolito intermediário.

Envelopes Personalizados Reforçam a Marca e a Imagem Corporativa

Envelopes personalizados que apresentam sua companhia podem fazer toda a diferença com o público alvo desejado. Com mensagens e gráficos poderosos, um envelope corporativo personalizado e simples se torna automaticamente atraente, dando uma chance a mais para que ele se destaque em meio à pilha de correspondências que recebemos diariamente.

Rótulos Personalizados de Produtos

Os rótulos personalizados de produtos, tais quais os alimentos, costumam ser regulamentados por órgãos específicos normatizados por órgãos responsáveis, como é o caso da ANVISA no Brasil. Segundo a ANVISA, o rótulo de um alimento deve conter obrigatoriamente informações sobre sua denominação, que identifique sua origem e característica, como por exemplo "óleo de oliva",

ONDE ESTAMOS

Gráfica Prima Stampa

Rua Anhaia, 459 - - São Paulo

Telefones:

11-2979-6465 / 2978-3340 / 3337-4363
e-mail: primastampa@terra.com.br

Fale Conosco